Jump to section

Qual é a melhor distribuição Linux para a sua empresa?

Copiar URL

Relatório Global Tech Trends 2024

A tecnologia está passando por uma acelerada transformação, gerando mudanças na forma como empresas priorizam suas áreas de negócios. O Relatório Global Tech Trends 2024, em seu 10º ano compartilhando insights do setor de tecnologia, destaca as seis prioridades da TI e três barreiras ao progresso. 

Uma distribuição Linux® é um sistema operacional instalável baseado no kernel do Linux que dá suporte a bibliotecas, repositórios e programas do usuário. Cada versão da comunidade e do fornecedor é considerada uma distribuição.

O sistema operacional Linux é open source e disponibilizado sob a Licença Pública Geral GNU (GPL). Por isso, qualquer pessoa pode executar, analisar, modificar e redistribuir o código-fonte ou até mesmo vender cópias dessas alterações. Em comparação, os sistemas tradicionais como Unix, Microsoft Windows e MacOS são proprietários e permitem muito menos modificações.

Escolher a distribuição Linux certa depende do seu caso de uso e dos requisitos de ferramenta. Determinadas distribuições Linux funcionam melhor para diferentes finalidades. Algumas distribuições são projetadas para ambientes de desktop Linux (como XFCE, Raspberry Pi e Cinnamon), enquanto outras são projetadas para dar suporte a sistemas de TI de back-end (como servidores web ou empresariais).

Ao escolher sua distribuição Linux, analise primeiro se você precisa de uma empresarial ou da comunidade.

As distribuições Linux estão disponíveis em versões empresariais ou da comunidade. A distribuição Linux da comunidade é gratuita e conta principalmente com o suporte e manutenção da comunidade de desenvolvimento de software open source. Já a distribuição Linux empresarial está disponível por meio de uma subscrição de um fornecedor e não depende unicamente do suporte da comunidade.

A principal diferença entre elas é quem decide o que é importante para os usuários. O rumo de uma distribuição para comunidade é definido pelos colaboradores, que escolhem e mantêm pacotes a partir de uma grande variedade de opções de software open source. Já o rumo da empresarial é definido por um fornecedor, com base nas necessidades dos clientes dele.

Pense da seguinte forma: o projeto Fedora é a distribuição upstream da comunidade do Red Hat® Enterprise Linux. Seu principal patrocinador é a Red Hat, mas milhares de desenvolvedores sem nenhuma filiação com nossa empresa contribuem com o Fedora. Isso faz do projeto o lugar perfeito para testar funcionalidades e ajustes que serão eventualmente incorporados ao Red Hat Enterprise Linux (depois que a Red Hat realiza seu próprio conjunto de testes e processos de controle de qualidade que são diferentes e separados do Fedora).

O Linux é gratuito e open source, então por que pagar por uma distribuição empresarial? As distribuições da comunidade são uma ótima opção para as pessoas com pouca experiência em Linux e em linhas de comando ou que querem apenas praticar e testar. Se você pretende dar suporte a um servidor por muito tempo, as distribuições da comunidade, como o Fedora, não são a melhor opção. As distribuições da comunidade contam com o suporte dos membros da comunidade por meio de fóruns, e os ciclos de lançamento nem sempre são frequentes.

As distribuições empresariais, como o Red Hat Enterprise Linux, são projetadas para atender às necessidades e preocupações empresariais. O Red Hat Enterprise Linux oferece suporte de 10 anos ao ciclo de vida (e o Fedora apenas dois) para você dar um suporte melhor às aplicações em longo prazo. Com uma distribuição empresarial, você recebe patches, atualizações, upgrades, suporte técnico especializado e acesso a treinamentos e tutoriais. Distribuições empresariais também podem incluir gerenciadores de pacotes, que são programas que dão suporte para instalação e gerenciamento dos pacotes de software Linux.

Além disso, com uma distribuição de suporte empresarial, você se beneficia das inovações open source mais recentes com a estabilidade e o suporte necessários para as empresas. A Red Hat conta com uma equipe de engenheiros para aprimorar funções, funcionalidades, facilidade de uso, interface de usuário, confiabilidade, segurança e experiência de usuário, assegurando um desempenho sempre estável à sua infraestrutura, seja qual for o caso de uso e a carga de trabalho.

Icon-Red_Hat-Media_and_documents-Quotemark_Open-B-Red-RGB O mais valioso para nós é o suporte que recebemos da Red Hat para a solução. Uma de nossas aplicações mais importantes aqui na cidade de Gotemburgo é executada no RHEL. Então, se alguma coisa acontece, temos um parceiro para nos oferecer suporte.

Fredrik Lehtonen

Analista de sistemas na Intraservice

  • Android
  • Arch Linux
  • CentOS
  • Debian
  • Elementary OS
  • Fedora Linux
  • Gentoo Linux
  • Kali Linux
  • Linux Lite
  • Linux Mint
  • Manjaro Linux
  • MX Linux
  • openSUSE
  • Pop!_OS
  • Puppy Linux
  • Slackware
  • Solus
  • SUSE
  • Ubuntu e todas as suas versões (Gnome, Kubuntu, KDE Plasma Desktop, Ubuntu mate, Xubuntu, Lubuntu, entre outros)
  • Zorin OS

Todas as tecnologias no seu stack de TI precisam funcionar juntas. Além disso, é necessário que as cargas de trabalho sejam portáteis, simplificadas e escaláveis em servidores bare-metal, máquinas virtuais, containers ou nuvens públicas e privadas — como, por exemplo, a Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud. Elas precisam de um sistema operacional moderno, voltado à segurança e com suporte a longo prazo (LTS). Esse sistema operacional é o Red Hat Enterprise Linux.

Quando você tem um sistema operacional padrão subjacente, fica muito mais fácil mover suas cargas de trabalho entre os ambientes e escolher aquele que for melhor para sua empresa. O Red Hat Enterprise Linux disponibiliza uma base consistente e estável para as implantações em nuvem híbrida, oferece capacidade de gerenciamento incorporada e integração com as demais soluções do portfólio de gerenciamento e automação da Red Hat.

 

Leitura recomendada

Artigo

O que é Linux?

O Linux é um sistema operacional open source composto por um kernel, que é sua base, e ferramentas, aplicações e serviços empacotados com ele.

Artigo

O que é SELinux?

O Security-Enhanced Linux (SELinux) é uma arquitetura de segurança para sistemas Linux® que permite que administradores tenham mais controle sobre quem pode acessar o sistema.

Artigo

O que é o kernel do Linux?

O kernel é o componente principal de um sistema operacional Linux e a interface central entre o hardware e os processos executados por um computador.

Leia mais sobre o Linux

Soluções Red Hat

Uma plataforma estável e comprovada, versátil o suficiente para lançar novas aplicações, virtualizar ambientes e criar uma nuvem híbrida mais segura.

Conteúdo adicional

EBOOK

Inovação e eficiência operacional com o Linux

Faça o download deste ebook se quiser ver mais informações sobre o Red Hat Enterprise Linux versão 9.