O que é uma distribuição Linux?
Uma distribuição Linux® é um sistema operacional instalável baseado no kernel do Linux que dá suporte a bibliotecas, repositórios e programas do usuário. Cada versão da comunidade e do fornecedor é considerada uma distribuição.
O sistema operacional Linux é open source e disponibilizado sob a Licença Pública Geral GNU (GPL). Por isso, qualquer pessoa pode executar, analisar, modificar e redistribuir o código-fonte ou até mesmo vender cópias dessas alterações. Em comparação, os sistemas tradicionais como Unix, Microsoft Windows e MacOS são proprietários e permitem muito menos modificações.
Como escolher uma distribuição Linux?
Escolher a distribuição Linux certa depende do seu caso de uso e dos requisitos de ferramenta. Determinadas distribuições Linux funcionam melhor para diferentes finalidades. Algumas distribuições são projetadas para ambientes de desktop Linux (como XFCE, Raspberry Pi e Cinnamon), enquanto outras são projetadas para dar suporte a sistemas de TI de back-end (como servidores web ou empresariais).
Ao escolher sua distribuição Linux, analise primeiro se você precisa de uma empresarial ou da comunidade.
Distribuições Linux empresariais x da comunidade
As distribuições Linux estão disponíveis em versões empresariais ou da comunidade. A distribuição Linux da comunidade é gratuita e conta principalmente com o suporte e manutenção da comunidade de desenvolvimento de software open source. Já a distribuição Linux empresarial está disponível por meio de uma subscrição de um fornecedor e não depende unicamente do suporte da comunidade.
A principal diferença entre elas é quem decide o que é importante para os usuários. O rumo de uma distribuição para comunidade é definido pelos colaboradores, que escolhem e mantêm pacotes a partir de uma grande variedade de opções de software open source. Já o rumo da empresarial é definido por um fornecedor, com base nas necessidades dos clientes dele.
Pense da seguinte forma: o projeto Fedora é a distribuição upstream da comunidade do Red Hat® Enterprise Linux. Seu principal patrocinador é a Red Hat, mas milhares de desenvolvedores sem nenhuma filiação com nossa empresa contribuem com o Fedora. Isso faz do projeto o lugar perfeito para testar funcionalidades e ajustes que serão eventualmente incorporados ao Red Hat Enterprise Linux (depois que a Red Hat realiza seu próprio conjunto de testes e processos de controle de qualidade que são diferentes e separados do Fedora).
Quais são os benefícios de uma distribuição empresarial?
O Linux é gratuito e open source, então por que pagar por uma distribuição empresarial? As distribuições da comunidade são uma ótima opção para as pessoas com pouca experiência em Linux e em linhas de comando ou que querem apenas praticar e testar. Se você pretende dar suporte a um servidor por muito tempo, as distribuições da comunidade, como o Fedora, não são a melhor opção. As distribuições da comunidade contam com o suporte dos membros da comunidade por meio de fóruns, e os ciclos de lançamento nem sempre são frequentes.
As distribuições empresariais, como o Red Hat Enterprise Linux, são projetadas para atender às necessidades e preocupações empresariais. O Red Hat Enterprise Linux oferece suporte de 10 anos ao ciclo de vida (e o Fedora apenas dois) para você dar um suporte melhor às aplicações em longo prazo. Com uma distribuição empresarial, você recebe patches, atualizações, upgrades, suporte técnico especializado e acesso a treinamentos e tutoriais. Distribuições empresariais também podem incluir gerenciadores de pacotes, que são programas que dão suporte para instalação e gerenciamento dos pacotes de software Linux.
Além disso, com uma distribuição de suporte empresarial, você se beneficia das inovações open source mais recentes com a estabilidade e o suporte necessários para as empresas. A Red Hat conta com uma equipe de engenheiros para aprimorar funções, funcionalidades, facilidade de uso, interface de usuário, confiabilidade, segurança e experiência de usuário, assegurando um desempenho sempre estável à sua infraestrutura, seja qual for o caso de uso e a carga de trabalho.
O mais valioso para nós é o suporte que recebemos da Red Hat para a solução. Uma de nossas aplicações mais importantes aqui na cidade de Gotemburgo é executada no RHEL. Então, se alguma coisa acontece, temos um parceiro para nos oferecer suporte.
Distribuições Linux mais usadas
- Android
- Arch Linux
- CentOS
- Debian
- Elementary OS
- Fedora Linux
- Gentoo Linux
- Kali Linux
- Linux Lite
- Linux Mint
- Manjaro Linux
- MX Linux
- openSUSE
- Pop!_OS
- Puppy Linux
- Slackware
- Solus
- SUSE
- Ubuntu e todas as suas versões (Gnome, Kubuntu, KDE Plasma Desktop, Ubuntu mate, Xubuntu, Lubuntu, entre outros)
- Zorin OS
Por que escolher o Linux da Red Hat?
Todas as tecnologias no seu stack de TI precisam funcionar juntas. Além disso, é necessário que as cargas de trabalho sejam portáteis, simplificadas e escaláveis em servidores bare-metal, máquinas virtuais, containers ou nuvens públicas e privadas — como, por exemplo, a Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud. Elas precisam de um sistema operacional moderno, voltado à segurança e com suporte a longo prazo (LTS). Esse sistema operacional é o Red Hat Enterprise Linux.
Quando você tem um sistema operacional padrão subjacente, fica muito mais fácil mover suas cargas de trabalho entre os ambientes e escolher aquele que for melhor para sua empresa. O Red Hat Enterprise Linux disponibiliza uma base consistente e estável para as implantações em nuvem híbrida, oferece capacidade de gerenciamento incorporada e integração com as demais soluções do portfólio de gerenciamento e automação da Red Hat.