Jump to section

O que é a nuvem híbrida?

Copiar URL

Uma nuvem híbrida é a combinação de pelo menos dois ambientes de computação que compartilham informações entre si e executam uma série uniforme de aplicações para uma empresa. Esses ambientes podem incluir:

  • No mínimo, uma nuvem privada e uma nuvem pública
  • Duas ou mais nuvens privadas
  • Duas ou mais nuvens públicas
  • Um ambiente bare-metal (hardware físico) ou virtual conectado a pelo menos uma nuvem

O termo "nuvem" descreve uma rede de recursos de computação sob demanda que é acessada pela Internet. Esse ecossistema permite o fornecimento e a troca de serviços de computação, como armazenamento de dados, aplicativos de software, analytics e ferramentas de inteligência.

A ascensão da nuvem híbrida como um conceito reflete como os tipos tradicionais de nuvem já não apresentam características tão distintas entre si. Antes, existia uma diferença clara entre nuvens públicas e privadas quanto ao local e à propriedade, com as nuvem públicas sendo executadas off-premise por terceiros e as nuvens privadas sendo executadas localmente pelo proprietário que utiliza os serviços. No entanto, os tipos de nuvem atuais são mais complexos, porque o local e a propriedade são conceitos abstratos.

Por exemplo, as nuvens públicas eram executadas apenas off-premise. Hoje em dia, os provedores executam serviços de nuvem nos data centers on-premise dos clientes.As nuvens privadas eram executadas apenas on-premise, mas as organizações agora estão criando essas nuvens em data centers alugados, de propriedade do fornecedor em locais off-premise. Independentemente do local físico, quando nuvens são combinadas, usamos um destes dois termos para descrever o ambiente: multicloud ou nuvem híbrida.

Uma estratégia multicloud considera nuvens diferentes como sendo plataformas totalmente separadas, cada uma delas com um conjunto de aplicações e gerenciamento próprios.

Uma estratégia de nuvem híbrida permite portabilidade de carga de trabalho. Isso significa que as aplicações operam de maneira consistente em diferentes ambientes, permitindo que uma única plataforma de computação se estenda por várias nuvens e se comunique com elas. Todos os ambientes de nuvem híbrida devem:

  • Conectar vários computadores por meio de uma rede.
  • Consolidar recursos de TI em um único pool.
  • Escalar horizontalmente e provisionar novos recursos com rapidez.
  • Permitir a migração de cargas de trabalho entre ambientes.
  • Incorporar uma ferramenta unificada de gerenciamento.
  • Orquestrar processos com a ajuda da automação.

À medida que a tecnologia de cloud computing continua a evoluir e ganhar popularidade, vários usuários empresariais podem acabar utilizando uma infraestrutura de nuvem híbrida, mesmo sem querer. Como?

Existem vários provedores de serviços em nuvem, incluindo Amazon Web Services (AWS), Google Cloud e Microsoft Azure. Cada provedor oferece benefícios exclusivos que chamam a atenção de diferentes tipos de usuários. Talvez uma empresa adquira outra organização que usa um ambiente de nuvem diferente. Ou então, as equipes dentro de uma mesma empresa optam por ter provedores diferentes com base nas necessidades individuais.

A partir dessa abordagem inicial de multicloud, as organizações se sentem motivadas a integrar aplicativos separados para oferecer aos clientes serviços melhores, novas funcionalidades ou tempo de resposta mais rápido. À medida que as aplicações executadas em nuvens diferentes ficam mais interconectadas, as empresas passam a adotar ambientes de nuvem híbrida por necessidade.

Escolher provedores e serviços com base nas necessidades empresariais é uma estratégia que traz benefícios. Uma empresa pode considerar que um provedor oferece um conjunto de soluções de email superiores, enquanto outro oferece medidas de segurança mais robustas para processar os dados dos clientes.

Embora não tenha nada de errado em escolher diferentes soluções para obter o que você precisa, é importante lembrar que cada empresa tem protocolos diferentes que exigem conjuntos de habilidades diferentes.

Fazer com que sua equipe tenha que lembrar e memorizar sistemas diferentes pode criar um cenário de divisão, repetição e sistemas ineficientes, possivelmente gerando um prejuízo nos seus resultados.

Já uma abordagem híbrida permite que sua equipe foque em aprender apenas um sistema para gerenciar todo o portfólio de serviços de software. Isso permite um ambiente de trabalho mais colaborativo, menor sobrecarga cognitiva dos membros da sua equipe e níveis mais altos de consistência e eficiência geral.

Uma abordagem intencional de arquitetura de nuvem híbrida

A maneira de organizar os recursos de nuvem e de criar a nuvem híbrida será tão única quanto uma impressão digital. Empresas diferentes oferecem soluções diferentes, e não existe um modelo universal de arquitetura de nuvem

Ao criar nuvens híbridas, as equipes de TI modernas se concentram mais em desenvolver e implantar apps como coleções de serviços pequenos, independentes e com baixo acoplamento. Sem uma abordagem consistente, a ausência de harmonia entre serviços e plataformas diferentes pode criar redundância, ineficiência, gastos excessivos e, acima de tudo, confusão. 

A integração de aplicações e dados é uma ferramentas de negócios moderna fundamental. Para ficar à frente dos concorrentes, as aplicações e os dispositivos mais importantes para sua estratégia de negócios precisam estar acessíveis entre si.

Para obter um ambiente de computação consistente, gerencie seus recursos de nuvem interconectados usando uma plataforma de orquestração unificada. Isso significa que as equipes podem passar menos tempos trabalhando na manutenção do sistema e priorizar a criação de produtos úteis.

É difícil aproveitar os benefícios de um ambiente unificado quando o código proprietário atrapalha. Nossa estratégia de nuvem híbrida aberta, com tecnologia open source, oferece interações consistentes com qualquer app em praticamente todos os ambientes, sem precisar treinar pessoas de novo, dividir o gerenciamento ou sacrificar a segurança.

Nem toda carga de trabalho precisa de uma nuvem pública, e criar uma nuvem privada por conta própria pode ser complicado e caro. Ao criar uma nuvem (qualquer nuvem) com a Red Hat, conte com nossas equipes experientes para desenvolver um roadmap que levará você do ponto em que está até onde quer chegar. 

A nuvem híbrida aberta é uma abordagem de cloud computing que permite que nossos clientes aproveitem a TI híbrida existente e, ao mesmo tempo, se preparem para futuros avanços na tecnologia. Ao usar a tecnologia Red Hat e trabalhar com nossos parceiros, os clientes podem: 

  • Executar aplicações ou cargas de trabalho de maneira consistente em qualquer área de ocupação.
  • Ajudar os desenvolvedores a criar, implantar e gerenciar aplicações com rapidez.
  • Simplificar, automatizar e proteger os processos.

Se estiver com receio quanto à migração das suas aplicações existentes ou não tiver certeza de qual abordagem escolher, você receberá suporte direto das nossas equipes de engenharia, suporte e gerenciamento de produtos. Essa é uma abordagem multifuncional que assegura que pessoas, processos e tecnologias estejam alinhados e trabalhando da maneira mais produtiva possível.

Uma nuvem híbrida usa algumas das mesmas tecnologias fundamentais que nuvens públicas ou privadas independentes:

Nuvens separadas se tornam híbridas quando os ambientes são conectados do modo mais otimizado possível. Essa interconectividade é o modo de nuvens híbridas funcionarem. E é por isso que elas são a base da edge computing. As cargas de trabalho são migradas, o gerenciamento é unificado e os processos são orquestrados por causa dessa interconectividade. O nível de desenvolvimento dessas conexões tem impacto direto sobre o bom funcionamento da sua nuvem híbrida.

Leitura recomendada

ARTIGO

O que é gerenciamento de nuvem?

Saiba mais sobre as características do gerenciamento de nuvem e como uma plataforma específica para essa finalidade pode ajudar sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços de TI gerenciados?

Serviços gerenciados são uma forma de transferir tarefas gerais para um especialista, de modo a reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou liberar equipes internas para que possam realizar tarefas específicas da sua empresa.

ARTIGO

O que são serviços em nuvem?

Os serviços em nuvem consistem em infraestrutura, plataformas ou software hospedados por fornecedores terceirizados e disponibilizados aos usuários via internet.

Leia mais sobre cloud computing

Soluções Red Hat

Uma plataforma para virtualização de hardware que organiza esses recursos em nuvens.

Uma plataforma empresarial de aplicações em container Kubernetes com um stack completo de operações automatizadas para gerenciar implantações de nuvem híbrida, multicloud e edge computing.

Os consultores estratégicos da Red Hat fornecem uma visão geral da sua organização, analisam os desafios e ajudam a superá-los com soluções abrangentes e econômicas.

Conteúdo adicional

VÍDEO - THE SOURCE TV

O futuro da nuvem: a evolução das soluções cloud

Aprenda mais sobre a evolução e o futuro das soluções em nuvem com os especialistas da Red Hat

Ebook

Tecnologia nativa em nuvem e a nuvem híbrida: um guia estratégico

Treinamentos Red Hat

Treinamento gratuito

Red Hat OpenStack Technical Overview