Person casually sitting in red chair working from desktop with 9 monitors connecting in backdrop
Jump to section

Gerenciamento de configuração

Copiar URL

Gerenciamento de configuração é o processo usado para manter sistemas computacionais, servidores e softwares em um estado desejado, consistentemente. É uma forma de se certificar de que o sistema funciona como o esperado ainda que alterações sejam são feitas com o passar do tempo. 

Gerenciar configurações de sistemas de TI envolve a definição de um estado desejado, como a configuração do servidor, e então a criação e manutenção desses sistemas. Intimamente relacionado a avaliações da configuração e análise de desvios, o gerenciamento de configuração utiliza essas técnicas para identificar quais sistemas serão atualizados, reconfigurados e quais receberão a aplicação de patches.

Processos de gerenciamento de configurações impedem que você faça alterações, tanto grandes quanto pequenas, não documentadas. No nosso relatório Estado de Segurança do Kubernetes em 2022, identificamos esse tipo de configuração incorreta como a principal causa dos incidentes de segurança nos ambientes em containers ou orquestrados pelo Kubernetes. 

As configurações incorretas podem gerar baixo desempenho, inconsistências ou não conformidade, prejudicando a segurança e as operações de negócios. A ocorrência de alterações não documentadas em muitos sistemas e aplicações leva a instabilidade e downtime maiores.

Identificar os sistemas que demandam atenção, determinar as etapas de correção, priorizar ações e validar a conclusão é complicado demais para ser realizado manualmente em ambientes extensos. Porém, a falta de documentação, manutenção e um processo de controle de alterações pode fazer com que administradores de sistemas e desenvolvedores de software não saibam quais são os componentes de determinado servidor nem qual software foi atualizado.

Com os sistemas de gerenciamento de configuração, você não só define as configurações de sistema consistentemente, mas também cria e mantém esses sistemas conforme as configurações básicas. O gerenciamento de configuração ajuda usuários e administradores a saberem onde há determinados serviços e quais são os estados atuais das aplicações.

As ferramentas de gerenciamento de configuração adequadas:

  • Classificam e gerenciam sistemas por grupos e subgrupos. 
  • Modificam configurações básicas de maneira centralizada.
  • Implementam novas configurações em todos os sistemas aplicáveis. 
  • Automatizam atualizações, aplicações de patches e identificação de sistema.
  • Identificam configurações de baixo desempenho, desatualizadas e fora de conformidade. 
  • Priorizam ações. 
  • Acessam e aplicam correção prescritiva.

Veja por este lado: se você estiver em dia com os problemas pequenos, evitará reparos mais caros e complicados no futuro. O objetivo do gerenciamento de configuração é evitar problemas para que você não tenha que lidar com muitos deles mais tarde. 

Por exemplo, você pode se certificar de que o seu ambiente de teste corresponde ao de produção. Desse jeito, você terá menos problemas depois que as aplicações forem implantadas do que teria caso os ambientes fossem diferentes.

Com o gerenciamento de configuração, é possível replicar com precisão um ambiente, com todas as configurações e softwares corretos, já que você já sabe o que está no ambiente original.

Automação do gerenciamento de configuração

A função do gerenciamento de configuração é manter os sistemas em um estado desejado. Tradicionalmente, isso é feito de forma manual ou por meio de scripts personalizados criados por administradores de sistemas. A automação é o uso de software para realizar tarefas, como o gerenciamento de configurações, com o objetivo de reduzir os custos, os erros e a complexidade.

Por meio da automação, a ferramenta de gerenciamento de configurações provisiona um novo servidor em poucos minutos e com menos probabilidade de erros. Também é possível usar a automação para manter um servidor no estado desejado, como o seu ambiente operacional padrão (SOE), sem os scripts de provisionamento que eram necessários antes.

Impulsione sua TI com a automação como código

Utilizando a infraestrutura como código (IaC) como base estratégica, as organizações vêm adotando essas práticas para automatizar os processos de TI em todas as etapa do ciclo de vida operacional. Assim como a IaC padroniza a criação, o provisionamento e a implantação da infraestrutura, as equipes de TI podem adotar a operação como código para automatizar o gerenciamento e a manutenção dos sistemas após a implantação.

Veja como

Quando usado como uma ferramenta de gerenciamento de configuração, o Red Hat® Ansible® Automation Platform serve para armazenar e auxiliar na manutenção do estado atual dos sistemas. As ferramentas de gerenciamento de configuração fazem alterações e implantações com mais agilidade e removem a possibilidade de erro humano ao mesmo tempo que tornam o gerenciamento do sistema mais previsível e escalável.

Elas também ajudam a acompanhar o estado dos recursos e evitam que você repita tarefas, como instalar o mesmo pacote duas vezes. 

Melhore a recuperação do sistema após um evento crítico com o gerenciamento automatizado de configuração.  Se um servidor estiver inativo por alguma razão, você poderá implantar um novo rapidamente e manter um registro de alterações e atualizações ocorridas. Assim, é possível identificar a origem do problema. 

As ferramentas de gerenciamento de configuração também auxiliam na execução de uma auditoria do sistema para acelerar a identificação da origem do problema. 

Porque nossas soluções de automação seguem um modelo de desenvolvimento que aproveita os melhores aspectos do software open source (inovação e colaboração) e os empacota em soluções open source empresariais.

Porém, mesmo após testadas, empacotadas e lançadas, as soluções Red Hat mantêm o código-fonte aberto. Assim, você pode modificar qualquer aspecto das nossas ferramentas. E continuamos a desenvolver os playbooks da nossa plataforma de automação à medida que ajudamos os usuários a melhorá-los e adicioná-los em tempo real.

Red Hat Ansible Automation Platform é uma solução que oferece todas as ferramentas necessárias para adotar a automação em toda a empresa: playbooks, painel visual, solução orientada a eventos e analytics. Com uma subscrição, você receberá conteúdo certificado de nosso vasto ecossistema de parceiros, acesso a serviços de gerenciamento hospedados, suporte técnico durante todo o ciclo de vida da solução, além de conhecimento especializado obtido com o sucesso no atendimento a milhares de clientes.

Leia mais

Artigo

Noções básicas do Ansible

O Ansible automatiza processos de TI como provisionamento e gerenciamento de configuração. Conheça as noções básicas do Ansible com esta introdução aos principais conceitos.

Artigo

O que é gerenciamento de processos de negócios?

Gerenciamento de processos de negócios (BPM) é a prática de modelar, analisar e otimizar processos de ponta a ponta para alcançar os objetivos estratégicos.

Artigo

Por que escolher a Red Hat para a automação?

O Red Hat Ansible Automation Platform oferece todas as ferramentas necessárias para compartilhar a automação entre as equipes e implementá-la por toda a empresa.

Leia mais sobre automação

Soluções Red Hat

Os consultores estratégicos da Red Hat fornecem uma visão geral da sua organização, analisam os desafios e ajudam a superá-los com soluções abrangentes e econômicas.

Uma plataforma com suporte completo para implementar a automação em escala, de ponta a ponta.

Conteúdo adicional

Treinamentos Red Hat

Treinamento gratuito

Ansible Essentials: Simplicity in Automation Technical Overview

Treinamento gratuito

Red Hat Ansible Automation for SAP