Visão geral
O armazenamento em nuvem é a extração, agrupamento e compartilhamento de recursos de armazenamento em toda a Internet. Ele é viabilizado pelos ambientes de TI conhecidos como nuvens, que possibilitam a cloud computing, ou seja, a execução de cargas de trabalho dentro desse tipo de ambiente. O acesso ao armazenamento em nuvem não exige uma conexão intranet (chamada de armazenamento NAS) nem uma conexão direta ao hardware (chamada de armazenamento DAS).
Há três modalidades de armazenamento em nuvem: público, privado ou híbrido. Também existem três maneiras de formatar o armazenamento: como blocos, arquivos ou objetos. Cada formato tem seus pontos positivos e negativos: os blocos são mais rápidos, os arquivos são mais fáceis de entender e os objetos funcionam melhor com cargas de trabalho rápidas. No entanto, algumas soluções de armazenamento em nuvem definido por software podem combinar os três formatos em uma solução unificada e fácil de implantar.
Muitas organizações estão descobrindo que os métodos tradicionais de armazenamento podem ser o obstáculo que reduz a agilidade e a escalabilidade. Isso levou ao desenvolvimento de containers, que permite às aplicações escalar rapidamente, ser mais confiáveis e oferecer um desempenho melhor que meios ou métodos mais convencionais.
Como funciona o armazenamento em nuvem?
Os dados podem ser aplicados como memória de curto prazo ou arquivados como memória de longo prazo. A de curto prazo é controlada pela memória de acesso aleatório (RAM), que é responsável por processar e lembrar de todas as solicitações e ações durante o tempo em que são executadas computações específicas (conhecidas como tarefas). Depois que todas as tarefas são concluídas, os dados podem ser armazenados como memória de longo prazo em diferentes volumes, incluindo nuvens.
Os recursos de armazenamento que são abstraídos do hardware físico ficam na base de todo volume de armazenamento em nuvem. A tecnologia de virtualização é uma das formas de abstração que pode utilizar dezenas de servidores diferentes (comuns ou proprietários) e abstrair o espaço de armazenamento deles. Todo esse espaço de armazenamento virtual pode ser agrupado em data lakes, que os usuários podem acessar como um único repositório. Se os data lakes estiverem conectados à Internet, o armazenamento em nuvem terá sido criado com êxito.
Formatos do armazenamento em nuvem
Armazenamento em blocos
Um único volume (como um nó de armazenamento em nuvem) é dividido em instâncias individuais, conhecidas como blocos. Este é um sistema de armazenamento rápido e de baixa latência, ideal para cargas de trabalho de alto desempenho.
Armazenamento de objetos
O armazenamento de objetos envolve a combinação de uma parte dos dados com identificadores únicos, conhecidos como metadados. Como os objetos não estão compactados nem criptografados, eles podem ser acessados com rapidez e em grande escala, o que faz com que sejam ideais para aplicações nativas em nuvem.
Armazenamento de arquivos
O armazenamento de arquivos, tecnologia dominante usada em sistemas NAS, é responsável pela organização dos dados e sua representação para os usuários. Sua estrutura hierárquica permite a navegação pelos dados de cima para baixo, mas aumenta o tempo de processamento.
Tipos de armazenamento em nuvem
Armazenamento em nuvem pública
Equivale ao armazenamento de dados em pools de recursos que são abstraídos de hardwares não pertencentes ao usuário final. Há certos riscos em não ser o proprietário ou gestor dos sistemas que armazenam seus dados. Por isso, muitas organizações usam containers para migrar cargas de trabalho e aplicações entre ambientes de nuvem pública. Soluções de armazenamento persistente, como o Red Hat® OpenShift® Data Foundation , ajudam a evitar falhas e perda de dados nas aplicações stateful.
Armazenamento em nuvem privada
Está relacionado ao armazenamento de dados em pools abstraídos de recursos dedicados ao usuário final, geralmente no firewall do usuário e às vezes on-premise. Como a configuração manual de uma nuvem privada de escala empresarial pode ser menos eficiente em longo prazo do que a utilização do software existente, as empresas usam plataformas como o OpenStack® para transformar digitalmente pools de recursos virtuais em nuvens privadas.
Armazenamento em nuvem híbrida
Corresponde ao armazenamento de dados em diversos ambientes de nuvem com algum grau de portabilidade de cargas de trabalho, orquestração e gerenciamento entre eles. Embora os ambientes de nuvens públicas e privadas que formam uma nuvem híbrida sejam entidades separadas, a migração de dados entre eles é facilitada por uma conjunto complexo de redes de área local (LANs), redes de área ampla (WANs), interfaces de programação de aplicações (APIs), redes privadas virtuais ou containers. É essa arquitetura independente, porém conectada, que possibilita às empresas armazenar dados em qualquer ambiente e transferi-los sempre que desejarem.
Armazenamento em nuvem x armazenamento virtual
Há diferenças importantes entre cloud computing e virtualização. Por conta delas, algumas empresas preferem o armazenamento virtual ao armazenamento em nuvem. Isso pode estar relacionado às diretrizes de conformidade e regulamentação. No entanto, esses setores ainda precisam fornecer escalabilidade de armazenamento como a da nuvem em implantações virtuais.
Por exemplo, consideremos as organizações com operações distribuídas, como o setor bancário. Agências remotas precisam acessar redes tradicionais por meio de quatro camadas: rede, computação, armazenamento e redes de área de serviço ou NAS. A solução ideal seria colocar um datacenter refrigerado no porão de cada agência, mas isso não é possível devido a limitações de espaço e/ou pessoal. Por isso, algumas soluções de armazenamento virtual combinam duas camadas para otimizar a implantação e o gerenciamento do armazenamento virtual.
Por que escolher a Red Hat?
Por que escolher a Red Hat para a migração para a nuvem?
Além de oferecermos todo o suporte necessário na migração para a nuvem, também ajudamos você a manter a alta produtividade. Nossas tecnologias open source proporcionam uma base consistente para qualquer implantação em nuvem, seja ela pública, privada, híbrida ou multicloud.
Por que escolher a Red Hat para soluções de armazenamento?
Nós aprimoramos o armazenamento definido por software, o modo intrinsecamente aberto como as empresas solucionam os desafios de armazenamento atuais, e o transformamos em open source para que você tenha total liberdade em decidir onde e como armazenar seus dados.