Ilustração de serviços em nuvem
Ir para seção

O que é governança de nuvem?

Copiar URL

A governança de nuvem é o processo de definir, implementar e monitorar um framework de políticas que guia as operações de nuvem de uma organização. Esse processo regula a forma como os usuários trabalham em ambientes de nuvem para facilitar o desempenho consistente de serviços de nuvem e sistemas.

Um framework de governança de nuvem normalmente é criado a partir de práticas existentes de TI, mas em alguns casos as organizações escolhem desenvolver um novo conjunto de regras e políticas específicas para a nuvem. Implementar e monitorar esse framework permite que as organizações melhorem a supervisão e o controle de áreas essenciais para operações de nuvem, como gerenciamento e segurança de dados, gerenciamento de riscos, procedimentos legais, gerenciamento de custos e muito mais. Além disso, garantem que todos estão trabalhando juntos para atender aos objetivos de negócios.

À medida que as organizações escolhem a flexibilidade e a escalabilidade de modelos operacionais de nuvem e nuvem híbrida, suas equipes de TI também devem gerenciar a nova complexidade que vem com ambientes de nuvem descentralizados. A cloud computing pode reduzir as limitações da infraestrutura e de recursos, mas com usuários abrangendo várias unidades de negócios, pode ser difícil garantir o uso econômico de recursos de nuvem, minimizar problemas de segurança e aplicar as políticas estabelecidas. 

Criar um framework de governança da nuvem com processos estritos para aplicação e monitoramento pode ajudar a manter as muitas partes móveis dos ambientes de nuvem alinhadas e funcionando com eficiência. Uma estratégia de governança de nuvem abrangente pode ajudar as organizações a:

  • Melhorar a continuidade de negócios. Com maior visibilidade em todas as unidades de negócios, as empresas podem desenvolver planos de ações mais claros em caso de violações de dados e downtime.
  • Otimizar recursos e infraestrutura. Aumentar o monitoramento e o controle de recursos e infraestrutura da nuvem pode direcionar os esforços para o uso de recursos de maneira eficaz e manter os custos baixos.
  • Maximizar o desempenho. Com uma visão mais clara de todo o ambiente de nuvem, as empresas podem melhorar a eficiência operacional eliminando obstáculos de produtividade e simplificando processos de gerenciamento.
  • Aumentar a conformidade com políticas e normas. O monitoramento rigoroso de conformidade segue regulamentos e normas governamentais aplicáveis, bem como suas próprias políticas internas. 
  • Reduzir riscos de segurança. Um bom modelo de governança inclui uma estratégia clara de gerenciamento de identidade e acesso e processos de monitoramento de segurança para que as equipes de TI estejam mais bem posicionadas para identificar e reduzir vulnerabilidades e aumentar a segurança da nuvem.

Apesar desses benefícios, pode ser necessário muito tempo e esforço para desenvolver, implementar e manter processos governamentais em uma arquitetura de nuvem distribuída, principalmente para empresas maiores. Por isso, a automação se tornou um elemento necessário de estratégias de governança de nuvem. 

Veja como automatizar todos os aspectos da sua nuvem híbrida 

Como ambientes de nuvem pode ser expandidos para muito além de recursos de controle manual rapidamente, a automação torna possível a governança de nuvem eficiente. Muitas soluções existem para automatizar processos específicos, como provisionamento de infraestrutura, segurança de nuvem, conformidade, gerenciamento de rede e de cargas de trabalho ou desenvolvimento de aplicações. No entanto, gerenciar esses componentes separadamente pode ser difícil e gerar inconsistências e redundâncias dispendiosas. 

Uma plataforma de automação unificada que une esses elementos pode ajudar as equipes de TI a implementar uma abordagem de governança holística em todo o ambiente de nuvem. Com todo o gerenciamento de nuvem unido em um conjunto único de processos e políticas, as equipes de TI podem monitorar e controlar com mais consistência todos os aspectos do uso e da estratégia de nuvem. A automação permite que as organizações:

  • Entendam com mais precisão o uso da nuvem para planejar melhor investimentos e o orçamento. 
  • Programem fluxos de trabalho para auditar nuvens de forma contínua e ganhar visibilidade na infraestrutura e no uso atual, para que a automação possa ser criada para melhorá-la.
  • Automatizem a execução de políticas de governança, a aplicação de ações e a alocação de recursos nas nuvens.  
  • Criem, gerenciem e apliquem políticas de backup para proteger operações de negócios.

Como os recursos das soluções de automação podem variar, escolher a plataforma certa é essencial para qualquer organização que tenta implementar um framework de governança de nuvem na nuvem híbrida.

O Red Hat® Ansible® Automation Platform é a solução de automação da Red Hat para arquitetos de nuvem, operadores e centros de excelência de nuvem responsáveis por fiscalizar a adoção e a operação de serviços de nuvem. O Ansible Automation Platform simplifica e operacionaliza a configuração e o gerenciamento de nuvens em várias plataformas e serviços e fornece um framework comum, usando o Red Hat Ansible Certified Content para dar suporte à automação.

O Ansible Automation Platform possibilita casos de uso que abrangem:

  • Nuvens públicas. Automatize a configuração e infraestrutura de TI em muitos provedores de serviços de nuvem, incluindo Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud e mais.
  • Nuvens privadas. Automatize a infraestrutura física e virtual e conecte ambientes on-premise e cargas de trabalho à infraestrutura da nuvem e serviços nativos em nuvem.
  • Tecnologias nativas em nuvem. Adicione o Red Hat OpenShift® para automatizar a implantação e o gerenciamento de aplicações em containers em todo um ambiente de nuvem.

Usuários do Ansible Automation Platform podem automatizar suas políticas de governança para definir experiências comuns em todas as nuvens, programar aplicações em locais geográficos e virtuais, desativar ou realocar recursos não utilizados, mover e copiar recursos de nuvens, entre outros. Com o Ansible Automation Platform, as organizações gerenciam melhor as áreas essenciais do ambiente de nuvem híbrida, como:

  • Otimização da infraestrutura. Provisione infraestrutura em várias nuvens usando framework e interface consistentes, incluindo instâncias de servidor, redes, balanceamento de carga, armazenamento e bancos de dados, e administre a infraestrutura para garantir que todas as instâncias estejam adequadamente configuradas. 
  • Continuidade de negócios Crie um plano de continuidade de negócios sólido, que inclua recuperação de desastres e respostas a incidentes, automatizando o provisionamento da infraestrutura a ser usada em caso de interrupções. Automatize a resposta a ameaças de cibersegurança para garantir downtime mínimo.
  • Conformidade: Melhore o gerenciamento de identidade e acesso usando controles de acesso baseados em função para atribuir permissões, privilégios e funções. Use as ferramentas do Ansible Automation Platform para criptografia, trilhas de auditoria e controles de inventário para garantir a conformidade com todas as normas relevantes.

Leia mais

Artigo

Noções básicas do Ansible

O Ansible automatiza processos de TI como provisionamento e gerenciamento de configuração. Conheça as noções básicas do Ansible com esta introdução aos principais conceitos.

Artigo

O que é gerenciamento de processos de negócios?

Gerenciamento de processos de negócios (BPM) é a prática de modelar, analisar e otimizar processos de ponta a ponta para alcançar os objetivos estratégicos.

Artigo

Por que escolher a Red Hat para a automação?

O Red Hat Ansible Automation Platform oferece todas as ferramentas necessárias para compartilhar a automação entre as equipes e implementá-la por toda a empresa.

Leia mais sobre automação

Soluções Red Hat

Os consultores estratégicos da Red Hat fornecem uma visão geral da sua organização, analisam os desafios e ajudam a superá-los com soluções abrangentes e econômicas.

Uma plataforma com suporte completo para implementar a automação em escala, de ponta a ponta.

Conteúdo adicional

Treinamentos Red Hat

Treinamento gratuito

Ansible Essentials: Simplicity in Automation Technical Overview

Treinamento gratuito

Red Hat Ansible Automation for SAP