Visão geral
Gerenciamento de processos de negócios (BPM) é a prática de modelar, analisar e otimizar processos de ponta a ponta para ajudar a alcançar os objetivos estratégicos, como a melhoria do framework da experiência do cliente. Sua metodologia pode ser aplicada a tarefas e processos repetitivos, previsíveis ou que já estejam em execução.
Um processo de negócios é um conjunto de atividades que ajudam uma empresa a alcançar um objetivo específico. Com o BPM, é possível avaliar seus processos existentes para encontrar maneiras de aumentar a eficiência, reduzir custos e erros e apoiar os esforços de transformação digital.
O BPM é um processo contínuo que pode levar a melhores resultados para a empresa ao longo do tempo. Usando o BPM, é possível eliminar práticas de gerenciamento de fluxo de trabalho ad hoc e otimizar operações de negócios com o objetivo de fornecer serviços e produtos melhores aos seus clientes.
Metodologia BPM
- Analisar: o primeiro passo para otimização é analisar o processo existente. Considere o que funciona e onde há problemas, ineficiências e obstáculos, assim como a relação entre este processo e outras tarefas ou processos.
- Modelar: busque maneiras de aprimorar o processo e projetar a implementação ideal. Use este modelo de processo para descobrir como a sua nova abordagem funcionaria com diversos possíveis cenários e variáveis.
- Executar: depois de modelar o processo, você pode implementar as mudanças. Não deixe de documentar o que foi alterado e os motivos.
- Monitorar: após a implementação, será necessário monitorar o processo para verificar se houve melhora. Reúna dados para medir o progresso em relação à estratégia de negócios. A eficiência aumentou? Os custos diminuíram? A entrega dos produtos foi acelerada?
- Otimizar e automatizar: depois de aplicar a metodologia BPM, você deve monitorar e otimizar o processo continuamente. A melhoria dos processos pode levar tempo e as métricas de sucesso podem mudar, portanto o BPM deve ser contínuo. Busque regularmente novas maneiras de melhorar. Se o novo processo estiver funcionando bem, considere se é possível automatizar tarefas.
BPM e automação
BPM não é uma tecnologia, é uma prática realizada por pessoas. No entanto, o aplicações de BPM e a tecnologia de automação podem ser usadas para ajudar a implementar as melhorias necessárias ao processo. O BPM é o primeiro passo em direção à automação ampla do processo de negócios.
A automação ajuda a aumentar a eficiência dos negócios com o uso de aplicações para executar tarefas e, assim, reduzir os custos, a complexidade e os erros. O BPM é uma metodologia que proporciona maior compreensão de todos os processos de negócios. No entanto, ao automatizá-los, é possível verificar e aprimorar a eficiência dos processos relativos a essas iniciativas.
Por que automatizar os negócios com a Red Hat?
O foco da TI mudou. Em vez de atender a necessidades internas, como eficiência e controle de custos, ela agora interage com clientes externos e cria novas oportunidades de negócios. Por esse motivo, a Red Hat acredita que o modelo de automação de negócios tradicional precisa evoluir. Em vez de se concentrar somente na otimização dos processos, é preciso desenvolver novas estratégias para automatizar o negócio.
A Red Hat trabalha com a grande comunidade open source para o desenvolvimento de tecnologias de automação. Os nossos engenheiros contribuem para a melhoria das funcionalidades e o aumento da confiabilidade e da segurança. Assim, sua empresa e a TI terão um desempenho estável e protegido.
Com as nossas soluções, serviços e treinamentos, você tem o controle necessário para automatizar seu negócio e liberar os recursos de que você precisa para construir um futuro inovador.