O que é cloud computing?
Cloud computing é a execução de cargas de trabalho em nuvens. As nuvens são ambientes de TI que abstraem, agrupam e compartilham recursos escaláveis em uma rede. Cloud computing e nuvens não são tecnologias em si.
- Cloud computing é uma ação, a execução de uma carga de trabalho em uma nuvem.
- As nuvens são ambientes, locais onde as aplicações são executadas.
- Tecnologias são coisas, como programas de software e equipamentos de hardware usados para criar e usar nuvens.
Nuvens públicas, privadas, híbridas e multiclouds
Antigamente, a diferença entre as nuvens públicas, privadas, híbridas e multiclouds era facilmente definida pelo local e a propriedade delas. No entanto, isso não é mais tão simples. Embora tenhamos tentado ao máximo definir os principais tipos de nuvem, fizemos isso já pensando no futuro, pois sabemos que as explicações de ontem podem não ser adequadas para as nuvens de amanhã.
Nuvens públicas
Um ambiente de nuvem criado a partir de recursos sem um proprietário, como um usuário final, que pode ser redistribuído para outros locatários.
Nuvens privadas
Em termos gerais, podem ser definidas como um ambiente de nuvem dedicado ao usuário final, normalmente protegido pelo firewall do usuário e às vezes localizado on-premise.
Nuvens híbridas
Múltiplos ambientes de nuvem com algum grau de portabilidade de cargas de trabalho, orquestração e gerenciamento entre elas.
Multiclouds
Um sistema de TI que inclui duas ou mais nuvens, públicas ou privadas, que podem ou não ser conectadas a uma rede.
Serviços de nuvem para desenvolvimento nativo em nuvem
Criação de nuvens
Não existe uma infraestrutura ou arquitetura de nuvem perfeita. Todas as nuvens exigem um sistema operacional, como Linux®, mas a infraestrutura de nuvem pode incluir uma variedade de bare-metal, virtualização ou software de container que abstrai, agrupa e compartilha recursos escaláveis em uma rede. Por isso as nuvens são melhor reconhecidas pelo que elas fazem em vez do que elas são feitas. Você criou uma nuvem se configurou um sistema de TI que:
- Pode ser acessado por outros computadores por meio de uma rede.
- Contém um repositório de recursos de TI.
- Pode ser provisionado e escalado com rapidez.
Você pode criar uma nuvem privada por sua conta ou usar uma infraestrutura de nuvem pré-empacotada, como o OpenStack®, e há milhares de fornecedores de serviços em nuvem em todo o mundo. Veja alguns dos mais populares:
Criar uma estratégia de nuvem híbrida exige certo grau de portabilidade de cargas de trabalho, orquestração e gerenciamento. Interfaces de programação de aplicações (APIs) e redes virtuais privadas (VPNs) são a maneira padrão de criar essas conexões. Muitos dos principais fornecedores de nuvem garantem aos clientes até mesmo uma VPN pré-configurada como parte dos pacotes de assinatura:
- Google Cloud – Interconexão dedicada
- Amazon Web Services – Direct Connect
- Microsoft Azure – ExpressRoute
- OpenStack – OpenStack Public Cloud Passport
Outra maneira de criar uma nuvem híbrida é simplesmente executando o mesmo sistema operacional em todos os ambientes e criando aplicações nativas em nuvem e em containers baseados em plataformas, que sejam gerenciadas por um mecanismo de orquestração universal, como o Kubernetes. O sistema operacional abstrai todo o hardware e a plataforma de gerenciamento abstrai todas as aplicações. Portanto, é possível implantar praticamente qualquer aplicação em quase todos os ambientes, sem precisar readequar novas ferramentas na aplicação, treinar pessoas de novo, dividir o gerenciamento ou sacrificar a segurança.
Serviços de nuvem
IaaS
Infraestrutura como serviço (IaaS).
PaaS
Plataforma como serviço (PaaS).
SaaS
Software como serviço (SaaS).
FaaS
Função como serviço (FaaS).
CaaS
Containers como serviço (CaaS).
Automação na nuvem híbrida
Com a dependência na infraestrutura virtual, as nuvens híbridas apresentam uma complexidade significativa em relação a autosserviço, governança, conformidade, gerenciamento de recursos, controles financeiros e planejamento de capacidade. Com as ferramentas de gerenciamento, automação e planejamento de recursos empresariais (ERP) de nuvem, é possível ter maior visibilidade e supervisão entre diferentes recursos.
As tecnologias de automação atuais, como o Red Hat® Ansible® Automation Platform, são capazes de automatizar recursos em ambientes diferentes. A adição de recursos de automação modernos aos ambientes de multicloud limita a complexidade do ambiente, além de aprimorar a segurança de nuvem e o desempenho da carga de trabalho das aplicações tradicionais e nativas em nuvem.
Por que escolher a Red Hat?
Porque não importa o tipo de nuvem a ser implantada (pública, privada ou híbrida), ela deve ser open source. São muitas as infraestruturas de nuvem baseadas em Linux e outros softwares open source, e essa é definitivamente uma especialidade da Red Hat. O Red Hat Enterprise Linux® é certificado para o uso em centenas de nuvens e com milhares de fornecedores de hardware e software, como o Azure e a AWS. Facilitamos a adoção da cloud computing com funcionalidades de automação da nuvem, implantação automatizada de software empresarial em qualquer nuvem, serviços de consultoria abrangentes e treinamentos hands-on ministrados por instrutores especialistas. O Red Hat Enterprise Linux, o Red Hat OpenStack, o Red Hat OpenShift e o Red Hat Ansible criam um stack abrangente para provisionamento, automação e proteção de uma plataforma de nuvem usando provedores de nuvem pública, ambientes privados ou híbridos.